quinta-feira, 17 de junho de 2010

1º CãoMinhada em Brotas foi um sucesso

Domingo (13) foi de muita diversão para os cachorros e para as famílias que compareceram à primeira CãoMinhada em comemoração a semana do meio ambiente 2010. Segundo a organização, cerca de 150 participantes compareceram no evento.
A concentração teve início às 9 horas, na Praça Benedito Calixto, e uma hora depois seguiu em direção ao CIAM, os participantes receberam um kit com água, Katakaka e uma bandana. Sob uma manhã ensolarada, poodles, labradores, shitzu, boxer, e claro, muitos vira-latas, desfilaram pelas ruas de Brotas, todos enfeitados com lacinhos, gravatas e roupas em ritmo de copa.

O evento que é tradicional em Santos e em São Paulo, aconteceu pela primeira vez em nosso município, com o objetivo de conscientizar e informar a população sobre a importância da atividade para o bem-estar humano e animal, posse responsável e chamando atenção para o meio ambiente, mantendo assim uma cidade limpa.

O casal Eduardo Tavares e Isabel Aparecida Tavares, levou a princesinha da casa a vira lata Lilica, de 2 anos e meio, que recentemente foi adotada através dos membros da APAB, e puderam trocar experiência com outros donos. “Foi ótimo, sempre tive medo de passear com a Lilica, pois não sabia do seu comportamento perto de outros cães, agora pretendemos sempre passear com ela”, comentou Isabel.

O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal de Brotas, através da Secretaria de Meio Ambiente e contou com a colaboração dos membros da APAB – Associação Protetora dos Animais de Brotas na organização. “ Estou muito satisfeita, houve o empenho de todos na organização do evento, a CãoMinhada cumpriu sua meta, o bem estar dos animais e humanos foi colocado em prática, a acredito que muitas pessoas se conscientizaram sobre a posse responsável, bem como manter a cidade limpa” comentou Mariellen Bueno presidente da APAB.

Para Ângelo Roberto Lázari Junior mais conhecido como Janjão, um dos organizadores através da Secretaria de Meio Ambiente, a CãoMinhada foi bem aceita pela população, e é uma prática que deve se repetir. “Nossa intenção é manter no calendário da semana do meio ambiente, este evento que é de suma importância e que inclusive faz parte das diretivas do município verde/azul, através do lixo mínimo e controle populacional de animais domésticos, visando melhor qualidade de vida à população”. Comentou Janjão.

Como símbolo da primeira CãoMinhada foi realizado um replantio de quatro mudas de Ipê Roxo e uma muda de Ipê Branco que foi plantada pela presidente da APAB Mariellen Bueno e Vanda Sarro que a muitos anos realiza trabalhos com animais abandonados em Brotas.

Estiveram presentes no evento a vereadora e idealizadora do projeto de animais Fernanda Ragassi e a representando o Deputado Lobbe Neto, sua assessora Leda Maria Negrão.

Para a vereadora Fernanda Ragassi a 1º CãoMinhada, além de beneficiar Brotas no município verde/Azul e proporcionar uma manhã de lazer e entretenimento para as famílias brotenses, também contribuiu muito na divulgação do trabalho deste grupo de pessoas que, voluntariamente, busca alternativas e soluções para os problemas que envolvem os animais domésticos. “Afinal, desde agosto de 2009 estamos envolvidos neste projeto de proteção aos animais domésticos, defendendo principalmente a realização de campanhas de castração e conscientização quanto à posso responsável. Como vereadora estou trabalhando para a elaboração de leis que tragam respaldo a este trabalho, além de cobrar do Poder Público Municipal as iniciativas de sua competência exclusiva.
Quero aproveitar para cumprimentar a Mariellen Bueno, que está a frente deste grupo, bem como outras pessoas que tem se envolvido nesta causa de extrema importância, inclusive em relação à Saúde Pública.” Finalizou Fernanda Ragassi

Foi lançado também durante a Cãominhada, o “Kata Kaka”, um produto para incentivar hábitos saudáveis e ajudar o meio ambiente. O produto foi distribuído aos participantes, gratuitamente, para que eles pudessem recolher dejetos dos cães nas vias públicas. O material que é biodegradável, combate o uso das sacolas plásticas, que causam grande impacto ao meio ambiente.

Ao final do evento os participantes receberam amostras de ração da Special Dog, refrigerantes 15 de Jaú e participaram do sorteio de brindes oferecidos pelo comércio local.