quarta-feira, 10 de novembro de 2010

APAB comemora mais uma conquista


Há mais de um ano, precisamente no mês de agosto de 2009, com o objetivo de formar uma Associação protetora dos animais, para realização de castrações, cirurgias, socorros, campanhas de vacinação, conscientização e adoção de animais, iniciou-se em Brotas um projeto voltado em prol dos animais com a parceira e sócia fundadora a vereadora Fernanda Ragassi.

Durante este período, diversos projetos foram realizados pelo grupo, como distribuição de folhetos de conscientização, participação na 1º CãoMinhada em comemoração a semana do meio ambiente, publicidade nos veículos de comunicação de Brotas e região, além de um maior incentivo de castrações e adoções de animais.

Em abril de 2010 foi eleita a 1º Diretoria e Conselho Fiscal para a criação da Associação que ficou denominada como APAB (Associação Protetora dos Animais de Brotas), os membros eleitos foram: Presidente: Mariellen Bueno, Vice-Presidente: Antônio de Pádua Deodato, 1º Tesoureiro: Eduardo Tavares, 2º Tesoureiro: Hélio Surian, 1º Secretária: Edina Frederigi, 2º Secretária: Bernadete Dorigan, Assessor Jurídico: José Marinho Filho, Relações Públicas: Maurício Ap. Bueno, Diretora Cultural e Educacional: Valéria Simões, Presidente do Conselho Fiscal: Dorival Campanelle, 1º Suplente: Jandira Pereira Nery, 2º Suplente: Sérgio Fardim Junior.
A maior conquista para o ano de 2010 foi à regularização da Associação com registro em cartório sob o nº 1618, firmando assim o compromisso que o grupo assumiu desde a primeira reunião.
Quinzenalmente a diretoria e seus sócios fundadores se reúnem para tratar de diversos assuntos que ocorreram durante a semana, e o próximo passo de acordo com a presidente Mariellen Bueno, é realizar por parte da Associação um senso de animais por bairros do município.

“Estaremos nos reunindo para catalogar todos os bairros de Brotas, a fim de se obter o número de animais no município. Desta forma poderemos ter uma ampla visão de quantos animais abandonados existem em Brotas, e intensificar as castrações, principalmente das fêmeas, que a princípio é o foco da associação para a diminuição de crias indesejáveis” comentou Mariellen

De acordo com a presidente ainda durante o mês de novembro todas as autoridades do município receberão uma cópia do estatuto, para que tenham ciência da finalidade da Associação, e que em breve deverá se reunir com todos os órgãos para propor um plano de trabalho para o ano de 2011.

“Acredito que seja muito importante que as autoridades tenham ciência das finalidades e objetivos da Associação, neste curto espaço de tempo percebemos que grande parte da população também começou a trabalhar em prol dos animais, seja como casa de apoio, alimentação e denúncia de maus tratos, mas as pessoas ainda têm dificuldade de saber qual o local que devem procurar para os diversos assuntos, por este motivo a Associação propõe uma parceria entre todos os órgãos do município, para que a população seja orientada corretamente quando em casos de denúncias previstas em lei”. Finalizou Mariellen Bueno

O grupo ainda enfatiza a grande participação da vereadora Fernanda Ragassi, que desde a primeira reunião sempre esteve participando das decisões, projetos e divulgação dos trabalhos nos meios de comunicação, além de apresentação de projetos de lei, e emendas no orçamento destinado aos animais.

De acordo com a vereadora, este projeto é de extrema importância porque tem um olhar voltado para a saúde pública, uma vez que estes animais, cães e gatos convivem diretamente com o ser humano.

“Entendo que a grande conquista deste grupo foi trazer para a sociedade brotense, principalmente através do apoio da imprensa escrita e falada, a discussão sobre este tema, incluindo aí a posse responsável, que está ligada aos cuidados e respeito que devem ser dispensados aos animais, além da discussão em torno da importância da castração, que contribui de forma positiva para o controle de super população de cães e gatos.

Mas, acima de tudo temos que reconhecer que independente da criação desta Associação, Brotas, nos mesmos moldes que sempre deu exemplo nas questões de turismo sustentável e meio ambiente, também sempre teve pessoas que voluntariamente, durante anos, se dispõe a doar tempo e até auxílio material para a proteção dos animais domésticos.” Finalizou a vereadora Fernanda Ragassi


Nenhum comentário:

Postar um comentário