domingo, 25 de abril de 2010

Adotar é um ato de amor!!

Poodle macho, aproximadamente 2 anos ( agendamos castração) Faça diferente adote um animal deficiênte. ( Cão com deficiência no olho direito)
Fêmea, Porte pequeno, super dócil, aproximadamente 2 anos ( agendamos castração)

Macho, Castrado, Porte Grande, Aproximadamente 2 anos e meio


Macho, Castrado, Porte Médio, aproximadamente 2 anos e meio


A ação de adotar não tem segredos, basta ter vontade e disposição para cuidar do bichinho. É ainda uma forma de fazer sua parte pelo bem-estar de todos, de ajudar o número de animais nas ruas. Pense nisso!!

Na hora de escolher um companheiro peludo, seja ele canino ou felino, algumas perguntas vem imediatamente à tona: qual a raça ideal? E, ainda: quanto ele vai custar?
Mas as respostas podem vir em forma de outra pergunta, bem diferente das esperadas: por que não adotar? Nas feiras de adoções, milhares de cães esperam por companhia. São cães e gatos de raça ou vira-latas, de diversas personalidades e tamanhos, que certamente têm muito carinho e momentos de diversão a proporcionar, todos eles estão com perfeito estado de saúde e castrados.


Responsabilidade
Adotar um animal é muito fácil, as ONGs e Associações não cobram nada por isso e a maioria dos animais já estão castrados

Será que posso?
A primeira coisa a ser feita é analisar se você está realmente pronto para ter um animal. A vida média dele será de 10 anos e haverá gastos com ração e veterinário. Além disso, ter um bicho requer tempo para passeios e brincadeiras. Não se esqueça de que terá de pensar o que fará com ele quando as férias chegarem.

Sim, eu quero!
Decisão tomada, basta ir até as feiras de adoção ou entrar em contato com a APAB pelo fone (14) 9731-4297. Você terá de responder um questionário ou uma entrevista para verificar se você pode mesmo adotar. Leve seus documentos pessoais e um comprovante de residência. Caso queira um animal adulto, leve também coleira e guia (no caso de cães). Após a adoção podemos realizar visitas periódicas para verificar adaptação do animal.

Qual eu levo?
No caso de adultos, procure saber se a “personalidade” do animal combina com a sua. Se ele é calmo ou agitado, se já tem convívio com outros animais ou se é mais reservado. Filhotes são mais fáceis de ter sua personalidade moldada, mas os mais velhos também podem ser adestrados com reforço positivo e reconhecer comandos simples como “não”, “fica” e “larga”. Informe-se como fazer com o futuro médico veterinário do seu bichinho.

Aproveite a vida
Lembre-se de vacinar e vermifugar seu animal. Leve-o pelo menos duas vezes por ano ao veterinário. Para evitar uma gravidez indesejada, dê bom exemplo, castre seu animal. A castração é uma cirurgia simples que garante o bem-estar do seu amigo.

Divulgue a idéia
Conhece alguém que queira comprar um animal? Por que não sugerir que seja adotado?

Eleita Diretoria da APAB




Dia 13, na Associação Comercial de Brotas aconteceu à reunião da APAB, (Associação Protetora dos Animais de Brotas) a pauta do dia era para tratar assuntos referentes à: reforma do Centro de Castração, doação de rações, participação na festa de Santa Cruz com a colocação de um estande no local e eleição da Diretoria e Conselho Fiscal para o biênio 2010/2012. Participaram da reunião 18 associados, duas pessoas foram indicadas por eles e manifestaram interesse em concorrer ao cargo de presidente: Mônica Granai e Mariellen Nayara de Almeida Bueno, após tratarem dos assuntos pertinentes 18 associados foram às urnas para eleger a primeira Diretoria e Conselho Fiscal. Por maioria dos votos, 11 a 6 e um voto nulo elegeram Mariellen Nayara de Almeida Bueno para presidir a primeira Diretoria que ficou assim deliberada:
Presidente – Mariellen Nayara de Almeida Bueno; Vice-Presidente – Antonio de Pádua; 1ª Secretária - Edna Frederigi; 2ª Secretária - Bernadete Dorigan; 1º Tesoureiro - Eduardo Tavares; 2º Tesoureiro - Hélio Suriam, Assessor Jurídico – Dr. José Marinho Filho , Assessor de Imprensa – Maurício Bueno, Diretora Educacional e Cultural – Valéria Simões, Conselho Fiscal – Dorival Campanelle, Sérgio Emílio Sarvim e Jandira Neves Pereira.
Os planos agora de acordo com o estatuto é de realizar campanhas de adoção e conscientização, mutirões de castração pelos bairros da cidade inclusive o bairro do patrimônio, palestras educacionais nas escolas municipais, particulares e entidades e viabilizar o quanto antes a reforma do centro de castração junto a Prefeitura Municipal de Brotas com emenda da vereadora Fernanda Ragassi, Leandro Côrrea e Fernando Bissoli aprovada no ano de 2009 no valor de 180 mil reais.
De acordo com a vereadora Fernanda Ragassi, idealizadora do Projeto, as pessoas eleitas com certeza estarão realizando um trabalho sério em defesa dos animais domésticos.`` Tenho que cumprimentar a Mariellen que assume a partir de agora a presidência deste grupo sem esquecer que muitas outras pessoas que não estão compondo a diretoria também são absolutamente comprometidas com esta causa. Entendo ainda que a ação mais importante será o mutirão de castração``



Vereadora Laíde realiza palestra em Brotas

No último dia (17) a Associação Protetora de Animais de Brotas participou de uma palestra ministrada pela vereadora de São Carlos Alaíde de Graças Simões (PMDB), que desde 1985 luta em prol dos animais abandonados.
O evento contou com os médicos veterinários Rodrigo e Gilverson, que explanou a importância da proteção animal, tanto para o bem estar do bichinho quanto para a saúde da população. Alguns dos temas abordados pelos veterinários foram métodos de castração, uso do microchip para identificar o dono do animal, posse responsável e uma técnica usada para identificar animais de rua já castrados por método de tatuagem na orelha.
Em seguida, a vereadora e presidente da União Internacional Protetora dos Animais (UIPA), seção São Carlos apresentou as políticas públicas de proteção ao animal implantadas por ela na cidade de São Carlos. Alguns programas, como ‘’Castracão e Gato também’’, e Carroceiros do Futuro, os quais levaram o município de São Carlos a receber o título de “Cidade Amiga dos animais” e ter repercussão nacional através da Rede Record de televisão. A prefeitura de São Carlos apóia o projeto e mantém o canil municipal com verbas e funcionários, onde diversos projetos são realizados como atendimento laboratorial gratuíto para pessoas carentes e parceria com clínicas veterinárias que realizam castração a baixo custo.
Além dos cães e gatos o canil recebe animais de grande porte como cavalos, vacas, cabritos, que são recolhidos por causa de maus tratos ou por estarem soltos as ruas podendo causar graves acidentes. Cerca de 40 pessoas participaram da palestra, o Prefeito Antônio Benedito Salla não pôde comparecer e foi representado pela assessora de comunicação Liliam Meneghetti e pelo Diretor Administrativo Artur Soares Filho.
Laíde ofereceu todo o apoio necessário a Brotas e pediu que a vereadora Fernanda Ragassi, uma das idealizadoras do projeto, entre em contato com a equipe para marcar a data definitiva do mutirão de castração que em breve deverá ser realizado nos bairros da cidade de Brotas.
“Essa palestra foi muito importante para que o nosso grupo tenha uma visão do caminho que iremos percorrer ao longo do tempo. É claro que a realidade de São Carlos é totalmente diferente de Brotas, mas se seguirmos o caminho de sucesso realizado pela Alaíde, tenho certeza que vamos realizar diversas conquistas para o nosso município” finalizou a vereadora Fernanda Ragassi.

Vacinação anti-rábica imunizou 5.508 animais em Brotas


Total de 5.508 animais foram vacinados na Campanha Anti-rábica realizada em Brotas, no período de 1º de Setembro a 17 de Outubro. Cinco profissionais trabalharam na campanha realizada da Visa (Serviço de Vigilância em Saúde), ligada a Secretaria de Saúde, percorrendo 176 postos de vacinação, na zona rural e urbana. Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, a população canina estimada no município é 6.101 cães, sendo que 73,8% desses animais foram vacinados, ou seja, 4.506 doses aplicadas. A população felina estimada é de 1.440 animais, sendo que o número de animais imunizados atingiu 1.002 gatos, representando 69,6% da meta.

A raiva é uma doença transmissível de animal para animal e também de animal para o ser humano, caracterizada pelo contágio direto, ou seja, pelas mordidas, arranhões ou lambedura de cães, gatos, morcegos ou outros mamíferos infectados. Nos centros urbanos, cães e gatos, por terem o hábito de caçar, estão mais expostos, podendo entrar em contato com morcego infectado e, dessa forma, virem a contrair a doença. A raiva humana em regiões urbanas é prevenida por meio da vacinação anual de cães e gatos.

Grupo de proteção aos animais reúne-se com proprietários de casas agropecuárias e médicos veterinários


Nova reunião do grupo de trabalho para criação de uma associação de proteção aos animais e controle de natalidade aconteceu na última quinta-feira, dia 8 de Outubro. Cerca de 10 pessoas compareceram no salão nobre da Prefeitura Municipal de Brotas, sendo que desta vez, a reunião contou com a presença de proprietários de casas agropecuárias e veterinários. O projeto é liderado pela vereadora Fernanda Ragassi.

O Prefeito Municipal Antônio Benedito Salla também participou da reunião. Durante o encontro, a vereadora agradeceu ao apoio que a Prefeitura de Brotas tem dado ao desenvolvimento do projeto, inclusive na confecção dos panfletos dos “Dez mandamentos da posse responsável”, que foram distribuídos durante a Campanha de Vacinação contra a raiva. Os proprietários de casas agropecuárias se disponibilizaram a participar do projeto, inclusive abrindo a possibilidade de venda a preço de custo ou doação de alguns produtos e medicamentos.

O projeto busca realizar parceria para as campanhas de conscientização nas escolas e deve contar com a participação, além dos voluntários, com médicos veterinários e os empresários. O objetivo é percorrer as escolas tratando o tema da “posse responsável” e utilizar material nas emissoras de rádio, também para divulgação. O grupo também tratou da possibilidade de criar um adesivo nos carros e está buscando parceria com o setor do turismo, inclusive, a Secretária de Turismo, Mônica de Moura Gasparini esteve na reunião.

A castração gratuita dos animais também é tema recorrente nas reuniões do grupo. Atualmente, são feitos cerca de 60 procedimentos do tipo por mês, através da Prefeitura de Brotas. A intenção é aumentar a oferta do serviço, para realizar o controle de natalidade dos animais. Para informações sobre castração e agendamento do serviço, o telefone de contato é o (14) 3653-9900, ramal 9919.

Envenenar animais é Crime


A Morte de animais domésticos por envenenamento provocado propositalmente é uma realidade em Brotas. As vítimas, tanto podem ser animais abandonados e sem raça definida (SRD), como animais de raça e com donos, cuja morte causa dor a família.

As causas prováveis de tantos envenenamentos é o uso indiscriminado de substâncias altamente venenosas, muitas delas ilegais além de falta de diálogo entre visinhos. Muitos animais também são envenenados para facilitar o acesso de assaltantes às residências. O uso ilegal e a falta de controle sobre a venda e a utilização de tóxicos, que existem atualmente no mercado, geram situações com sérias conseqüências para os animais domésticos, além de ser uma ameaça a saúde pública e a biodiversidade.

Após um levantamento realizado pelo Grupo de Proteção Animal de Brotas, foi constatado que nos últimos meses cerca de 10 animais morreram por conta de envenenamento, sendo que alguns foram casos de fatalidade. O último caso relatado em Brotas foi de um cão na Rua Mario Pinotti, que acabou falecendo, já que quando diagnosticado o animal já havia metabolizado o veneno.

O animal envenenado demora 48 horas para metabolizar o veneno, e neste período ele agoniza, vomitando muito e com diarréias de sangue.

Os maiores casos de envenenamento é entre moradores próximos, e um bom resultado para a diminuição seria o entendimento entre os visinhos, o fim da venda ilegal de veneno e o registro da ocorrência na Delegacia de Polícia. Ninguém é obrigado a gostar de animais, por isso, deve haver um entendimento entre os moradores próximos. Se o cão ou gato está incomodando, vamos conversar e encontrar uma solução para o bem de todos. A melhor maneira certamente não é envenenar o animal.

Maltratar animais é crime previsto no Artigo 32, da Lei Federal dos Crimes Ambientais 9.605/98, que prevê pena de reclusão de três meses a um ano e multa. A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorrer a morte do animal. Todos têm o direito e dever de relatar um crime presenciado contra um animal em qualquer Delegacia de Polícia. Ameaças, abandono, exposição a toda variedade de circunstância que podem levá-lo ao sofrimento, como fome, sede, atropelamento, doenças, espancamentos, envenenamentos, são considerados crime. A denúncia de maus tratos pode ser anônima.

APAB Comemora conquistas do ano de 2009


A cerca de 4 meses um grupo da cidade de Brotas se uniu em prol dos animais abandonados. O objetivo é formar uma Associação protetora dos animais, para realizar castrações, cirurgias, socorros, campanhas de vacinação, conscientização e adoção de animais.

No ano de 2009 o grupo conseguiu importantes parcerias como a Prefeitura Municipal para confecção de folhetos de conscientização, com a rádio Brotense que abriu espaços para entrevistas, com o Jornal O Comércio que esteve mostrando os acontecimentos das reuniões e outros empresários da cidade que se comprometeu em ajudar no que for necessário.

Algumas das conquistas mais importantes foi o projeto de lei de senso de animais domésticos que no próximo ano será executado em todas as residências de Brotas, a fim de se ter um número exato de animais, principalmente os que ainda não foram castrados; A emenda no orçamento de 2010 no valor de R$ 120.000,00 (cento e vinte mil reais) para reforma do centro de zoonose e despesas mensais, e o grande envolvimento do Pelotão Ambiental e da Guarda Municipal de Brotas na fiscalização e atendimento das ocorrências.

O grupo pretende se reunir novamente no dia 20 de Janeiro de 2010 para realizar o cronograma de ações do ano, pois será implantada palestras de conscientização nas escolas, realização do senso e inicio da reforma do centro de zoonoses.

Aproveitamos o espaço que o Jornal O Comércio nos oferece para agradecer a todas as pessoas que estiveram envolvidas na causa, e que se comproteram em ajudar no ano de 2010, a Prefeitura Municipal que esteve nos apoiando, aos empresários da Arlanch e Maq Lúcio que pretendem nos ajudar com doações e desejar um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo cheio de paz, amor e união a toda a população brotense.

Vereadores criam Programa Municipal denominado Censo de Animais Domésticos


Foi aprovado na última sessão se Câmara o Programa Municipal Censo de Animais Domésticos de autoria dos vereadores, Fernanda Ragassi, Leandro Corrêa e Fernando José Bissoli. O objetivo do censo é catalogar todos os animais domésticos existentes no município de Brotas. Para que se possa ter o adequado planejamento de ações e consequentemente um resultado positivo.

O Censo será com perguntas simples como quantidade por casa, condições e alimentação, após o censo poderá haver uma estimativa de quantos animais abandonados há no município, para que então possa ser feito alguma mobilização para adoção desses animais, ou uma possível punição para as pessoas que abandonam.

Todo planejamento ainda vem sendo estudado pelo grupo coordenado pela Vereadora Fernanda Ragassi, para que se possa definir uma meta de trabalho. A Lei nº 9.605, de 12 de Fevereiro de 1998 diz no artigo 32 que “Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos: Pena – Detenção de três meses a um ano e multa.

Hoje não se tem condições de aplicar multas pelos atos citados na lei nº 9.065, já que Brotas não tem fiscalização suficiente e nem os animais e seus donos catalogados. Devemos lembrar aos moradores que esta lei é Federal e válida em todo território nacional, e que quando presenciado algum desses itens, bem como o abandono de animais, devemos imediatamente comunicar o Departamento de Polícia, e o policial deverá lavrar um boletim de ocorrência.

Se o escrivão ou o policial tentar jogar aquela “conversa fiada” para você abandonar o caso insista! Diga que você quer realizar o B.O de acordo com os amparos legais do Art. 32, da Lei Federal 9.605/98. Na persistência, procure o Fórum local e passe o caso ao promotor público.

O grupo ainda prevê a elaboração de um web site para adoção de animais, bem como aprimorar a legislação.