A ação de adotar não tem segredos, basta ter vontade e disposição para cuidar do bichinho. É ainda uma forma de fazer sua parte pelo bem-estar de todos, de ajudar o número de animais nas ruas. Pense nisso!!
Na hora de escolher um companheiro peludo, seja ele canino ou felino, algumas perguntas vem imediatamente à tona: qual a raça ideal? E, ainda: quanto ele vai custar?
Mas as respostas podem vir em forma de outra pergunta, bem diferente das esperadas: por que não adotar? Nas feiras de adoções, milhares de cães esperam por companhia. São cães e gatos de raça ou vira-latas, de diversas personalidades e tamanhos, que certamente têm muito carinho e momentos de diversão a proporcionar, todos eles estão com perfeito estado de saúde e castrados.
Responsabilidade
Adotar um animal é muito fácil, as ONGs e Associações não cobram nada por isso e a maioria dos animais já estão castrados
Será que posso?
A primeira coisa a ser feita é analisar se você está realmente pronto para ter um animal. A vida média dele será de 10 anos e haverá gastos com ração e veterinário. Além disso, ter um bicho requer tempo para passeios e brincadeiras. Não se esqueça de que terá de pensar o que fará com ele quando as férias chegarem.
Sim, eu quero!
Decisão tomada, basta ir até as feiras de adoção ou entrar em contato com a APAB pelo fone (14) 9731-4297. Você terá de responder um questionário ou uma entrevista para verificar se você pode mesmo adotar. Leve seus documentos pessoais e um comprovante de residência. Caso queira um animal adulto, leve também coleira e guia (no caso de cães). Após a adoção podemos realizar visitas periódicas para verificar adaptação do animal.
Qual eu levo?
No caso de adultos, procure saber se a “personalidade” do animal combina com a sua. Se ele é calmo ou agitado, se já tem convívio com outros animais ou se é mais reservado. Filhotes são mais fáceis de ter sua personalidade moldada, mas os mais velhos também podem ser adestrados com reforço positivo e reconhecer comandos simples como “não”, “fica” e “larga”. Informe-se como fazer com o futuro médico veterinário do seu bichinho.
Aproveite a vida
Lembre-se de vacinar e vermifugar seu animal. Leve-o pelo menos duas vezes por ano ao veterinário. Para evitar uma gravidez indesejada, dê bom exemplo, castre seu animal. A castração é uma cirurgia simples que garante o bem-estar do seu amigo.
Divulgue a idéia
Conhece alguém que queira comprar um animal? Por que não sugerir que seja adotado?